sábado, 31 de dezembro de 2011

Enotrip - Ktima Pavlidis Thema Drama 2010 (Varietal)



"In the north of Greece lies the vineyards of Pavlidis Estate where native and international winegrape varieties grown with the ultmost care to produce low yielding grapes for high quality wine production. This wine is a blend of ASSYRTIKO, often described as Greece's best white winegrape, and Sauvignon Blanc; it is a full bodied, perfectly balanced white wine with generous aromas of exotic fruit and fantastic freshness on the finish."



O interessante foi descobrir depois que este rótulo figura entre os 'best new greek wines'

Nota 7,0

Abs p/ Eles e Bjs p/ Elas


sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Enotrip - L'Arcano


As vezes a sorte aparece na vida de um ser humano... durante a ultima caminhada em Roma encontrei um bom local onde as famílias ou amigos podem pedir uma garrafa honesta para compartir...


Abs p/ Eles e Bjs p/ Elas

Enotrip - Liber Pater Cirò Superiori DOC 2008 (Uva Gaglioppo)












Mais um dia na cidade eterna e mais um dia de muitas caminhadas como vocês podem ver. Neste dia tentamos pela segunda vez conhecer o restaurante "34" - a primeira vez foi a alguns anos atras e foi um desastre, algum dia conto a experiência. O restaurante fica proximo a Piazza di Spagna e foi uma indicação da amiga Fafa Pareto, mas desta vez o problema não foi o serviço e sim a 'decadência' que se encontra... escolhemo um bistro ao lado muito legal.






Nota 7,0

Abs p/ Eles e Bjs p/ Elas

Veuve Du Vernay Brut

Encontrei esta boa alternativa de preço mas de fraco desempenho... elaborado com Colombard 40%, Sauvignon Blanc 40% e Chardonnay 20% este rótulo me surpreendeu porque no site http://www.veuveduvernay.com se apresenta com algumas credencias (premios) interessantes.







COR: Ambar
OLFATO: Nada em especial.
BOCA: Muito frutado, apesar de BRUT tem algo de doce. Bem mineralizado.

Nota 6,0

Abs p/ Eles e Bjs p/ Elas

Enotrip - Biondi Santi DOCG 2004 (Uva Sangiovese)

Este foi um ano particularmente muito bom, então para compensar o desastre que foi o almoço, escolhemos comemorar as conquistas e realizações de 2011 com um jantar no Hotel Forum
De outro mundo! Mesmo sem reserva fomos muito bem recepcionados pelo maître que nos conduziu ao terraço onde tivemos oportunidade de escolher nossa mesa de frente para o Coliseu. Apesar do frio de uns 5C prontamente ascenderam a calefação e deixaram eu e a Chris a vontade com os cardapios e carta de vinho para fazer nossas escolhas.

Ao som de 'garota de ipanema' no piano de cauda passamos longos minutos analisandos nossas escolhas sem nenhuma pressão. Escolhemos de entrada um festifal de 'carpaccios del mare' com atum, salmão e peixe espada (Merlim / Swordfish) e o vinho: Brunello di Montalcino Biondi Santi.

Nota 9,0

Abs p/ Eles e Bjs p/ Elas

É improvável que existisse uma melhor escolha de vinho neste dia. A Chris optou por um penne a siciliana que além de super leve e saboroso ficou super harmonizado com o vinho. Eu optei por 'Veal Escalopes Sorrentina" por recomendação e estava sensacional.





Enotrip - Alte Rocche Bianche Dolcetto D'Alba DOC 2010 (Uva Dolcetto D'Alba)

Primeiro almoço em Roma foi um pouco tarde: 16h. Resultado vários restaruantes interessantes que mapeamos ao longa da caminhada já estavam fechados então a solução foi procurar algo no circuito turistico. Escolhemos o 'Carlos Menta' no  Trastevere com sua opção de menu turistico (entrada, primi piati, sencondi piatti e dessert). Optei por fugir do menu turistico e escolhi um spaghetti ao ragú (mais simples impossível) e para acompanhar por este Dolcetto D'Alba.

Como a manha foi de escolhas felizes o final de tarde não foi bem assim.  Então a nota baixa esta ligada além do preço ao serviço 'tipicamente italiano'. Você chega no restaurante cansado de tanto andar e não ninguem para te receber/hostess, então você decide onde sentar porém mesmo o restaurante completamente vazio o garçon manda você trocar de mesa (acho que era alguma surperstisão do maluco). Então de uma vez só você tem que escolher a entrada, o prato e o vinho...depois disso o garçon some outra vez. A comida estava OK mas para um clima de 8C o vinho estava quente demais... não gostei

'Happiness face at 'Carlos Menta' at Trastevere' - tip: avoid the same mistake!



COR: Bordaux/ caramelo
OLFATO: Algo de alcool e nada marcante
BOCA: Corpo médio, mas super comprometido

Nota 6,0

Terminei doando a um joven casal que tomava agua 40% da garrafa, pelo menos alguém ficou feliz

Abs p/ Eles e Bjs p/ Elas

Enotrip - Frascati Superiori DOC 2010 (Uva Malvasia)

Segundo dia em Roma e após passar a manhã caminhando optamos por conhecer uma alimentari na Fontana di Trevi eu optei por montar um sandwich de pao ciabata com prosciutto de parma e mozzarella de bufala fresca, a felicidade fala pelo resultado das escolhas.

Para acompanhar optei uma uma meia garrafa de Frascati...outro motivo que reforça a felicidade de escolha acima.




COR: Muito claro e translucido
OLFATO: Leve e nadafrutado
BOCA: Boa estrutura. Seco. Estava a temperatura perfeita...

Nota 7,0

Abs p/ Eles e Bjs p/ Elas

Enotrip - Chianti Banfi Superiori 2009 (Uva Sangiovese)

Chegamos em Roma apos 12 horas de vôo e optamos por repetir o sucesso da visita em 2009 de jantar em um pequeno restaurante chamado Il Petirosso (www.ristoranteilpettirosso.com). Esta é sempre minha dica para os amigos que desejem conhecer uma autentica pizza romano de massa bem fina. 

Na visita de 2009 investimos em um bom Brunello di Montalcino para marcar a chegada a a cidade eterna, desta vez devido a indisponibilidade de Brunello optamos por um Chianti. Apesar do post estar marcado como Sangiovese na realidade esta uva é a predominante mas também conta com Canaiolo Nero e Cabernet Sauvignon.



Este rotulo conta 24 meses em barril de carvalho da Slovakia e concluiu a evolução com outros 6 meses na garrafa antes de chegar ao mercado. Como todo Chianti este rótulo provem da 'Clássica' região entre Siena e Firenze.

COR: Bordaux caramelizado
OLFATO: Intenso com notas de chocolate amargo
BOCA: De corpo medio tem notas de pimenta do reino.

Nota 7,0

Abs p/ Eles e Bjs p/ Elas

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Foral DOC Tinto 2009 (Varietal)

Comprei este rótulo para avaliar como uma opção de consumo no dia-a-dia, achei interessante. Pesquisando sobre o rótulo descori que tem um curto estágio em cuba de inox e que recebeu 88 Pontos na Revista Nectar de Março2009 sendo um vinho vinificado e estagiado com o objetivo de produzir um tinto jovem.

Elaborado com 40% de Tinta Roriz, 30% de Touriga Franca e 30% Tinta Barroca apostei porque continha alguns indicadores de bom rótulo e o que mais me chamou a atenção foi a numeração. Para 2012 vou planejar um Blitz ao Douro...



COR: vermelho cereja relativamente intensa.
OLFATO: Frutas vermelhas e algo de especiarias como pimenta do reino.
BOCA: Estrutura média-leve com taninos suaves. Agradável. Acompanhou uma salada com grelhado no final de semana.
Nota: 6,5

Abs p/ eles e Bjs p/ elas

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Altas Cumbres 2009 (Uva Malbec)

Minha ultima visita ao LTC a turma da confraria "Senta & Ceia" me apresentou mais este rótulo, o problema é que acabei de voltar da Italia onde os vinhos que tomei eram super redondos. Fazer esta prova no Rio de Janeiro na beixa da piscina aos 35C ficou bem complicado...

Achei um pouco duro.

Nnota 6,5
Definitivamente o clima - calor - nao ajudou em nada. Quero provar novamente pois ouvi vários elogios no dia e talvez seja eu quem não estava em um bom dia...



Abs p/ Eles e Bjs p/ Elas

Orvieto Classico DOC (uva trebiano)

"Prodotto con le uve racolte nei vignetinsituati al centro della zona di produzione dell'Orvieto Classico. L'accuratta scelta delle uve e le sapienti metodologie di vinificazione regalanopuesto vino he esprime una sintesi eccellente di tradizione e modernita." Cor lembra um frasczti com tons de verde Corpo leve muito leve e fkuido e apneas 12% nada doce talves algo adamascado ou frutas cristalizafas Vsrietal de Trebbiano, Toscano, Verdello, Getecho, Canaiolo biano e malvasia toscana



COR: Bem claro
OLFATO
BOCA: Seco e agradável, mas esperava mais.

Na gastronomia acompanhou uma pizza Napolitana de massa fina, a pizza superou em muito a pizza...

Nota 6,0

Abs p/ Eles e Bjs p/ Elas

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Rio Bio 2008 (Chadornay)

Apostei neste rotulo que estava em 'desconto' e me surpreendi. Muito bom...







COR: Ambar claro
OLFATO: Leves notas damasco
BOCA: Equilibrado e elegante. Bem redondo. O que me atraiu foi que tem 12 meses em carvalho o que proporciona um corpo maior a este vinho branco.

Nota.:  7,5

Abs p/ Eles e Bjs p/ Elas

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Terra Andina (Uva Sauvignon Blanc)

Nada a ser escrito para este rótulo, mas é melhor registrar para não repetir o erro ...

Nota 6,5
Abs p/ Eles e Bjs p/ Elas

Pallazzo della Torre Allegrini (Uva Corvina Veronese, Rondinella e Sangiovese)


Cor vermelho rubi profundo, aromas de frutas silvestres e passas. Bem estruturado, de paladar macio e arredondado. Final longo e elegante.


Muito bom com risotos e carnes grelhadas e assadas e também com pratos de carnes com longos cozimentos. Potêncial de guarda: o método que consiste em colocar o vinho já pronto em um tonel com as leveduras do Amarone(vinho superior), com o intuito de se ganhar mais cor, aromas, estrutura e complexidade. Utilizando a técnica do ripasso, que consiste em deixar parte das uvas secarem em esteiras antes de irem para a vinificação, fazendo com que percam água e concentrem os açucares

Nota 8,5

Abs p/ Eles e Bjs p/ Elas





Campagna 1998 - Brunello di Montalcino (Uva Sangiovese)

Comemoracao em familia

Nota 8,0

Abs p/ Eles e Bjs p/ Elas









Botta Gallo - Rosso di Montalcino 2009 (Uva Sangiovesse)

Pizza em familia

Nota 7,5






Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...