sábado, 11 de dezembro de 2010

COMO LER ROTULOS

Mais um post respondendo a solicitações dos leitores - desta vez da Maura Angel, excelente fonte  de recomendações e dicas.

Em verdade eu já tinha me comprometido a falar sobre rótulos aqui no blog mas como este tema é muito complexo e varia de país para país estava deixando para outra oportunidade. Entretanto neste final de semana recebi um artigo sobre o tema o qual me deu confiança para começar a escrever.. Com isso, depois do rank de vinhos agora tenho um segundo post que será construído ao longo do tempo.

Nada é mais revelador sobre um vinho que seu rótulo, pois normalmente costuma conter informações exigidas por lei do país de produção ou comercialização. E com sorte, espontaneamente incluídas pelo produtor. 

Compreender um rótulo leva tempo ou estudo, no pior dos casos: ambos! O primeiro passo é compreender os conceitos de denominações (Denominação de Origem Controlada - DOC na Italia  / Appellation  D'origine Contrôllée - AOC na França / Denominación de Origem - DO na Espanha / Qualitätswen mit Prädikat - QmP na Alemanha) e suas classificações para orientar sua decisão de compra.

Como podem ter percebido alguns leitores, o conceito 'DOC' é tipicamente europeu mas no Chile até onde percebi já esta em curso uma organização das áreas produtoras em "Valles" mas ainda sem restrições de metodologias e tipo de uvas.

Via de regra existem dois tipos de rótulos: (a) Varietais ou (b) Geográficos. Apesar de ambos apresentarem o teor alcoolico (%GL) os Varietais não especificam o tipo de Uva - normalmente você irá encontrar algo como "uvas viniferas europeias", enquanto os Geográficos dão enfase na localidade onde foi produzido.

ROTULO GEOGRAFICO
O fator mais importante é a localidade onde foi produzido e portanto o nome da região, área delimitada, vilarejo ou vinhedo se encontrará em destaque. Vinhos como Brunello di Montalcino ITALIA, Chateauneuf du Pape FRANÇA ou Rioja ESPANHA são bons exemplos. 

Quem conhece sabe que a uva principal (ou exclusiva em alguns casos) dos vinhos acima são Sangiovesse, Grenache* e Tempranillo respectivamente, mas pode procurar que você nao deverá encontrar isso no rótulo, com sorte talvez estará no contra-rótulo.

(*) Chateauneuf du Pape envolve história, política e economia mas no que se refere a uvas, é permitido até 13 diferentes cepas na composição deste vinho.

LEITURA DO ROTULO GEOGRÁFICO
.







ROTULO VARIETAL
Ao contrário do Geográfico aqui o mais importante é a cepa - algo que facilita MUITO a vida de consumidores inexperientes pois podem comprar outros rótulos / produtores se orientando pelo tipo de uva que preferem. Importante lembrar que um Chardonnay do Chile, Argentina, Africa do Sul e US (California) serão diferentes apesar da mesma uva, fato que se deve em função dos processos mas principalmente do terroir(*).


(*) Terroir - em algum momento no blog vou tentar esclarecer o tema mas, resumidamente, se refere as propriedades organolepticas que um produto (vinho) apresenta em função da localidade de produção.


 LEITURA DO ROTULO VARIETAL

























LEGISLACAO VINICULA ITALIANA
Alguns leitores já perceberam, tenho uma preferência por vinhos Italianos. Existem apenas 4 categorias, mas nao se iluda porque nao é fácil. Hierarquicamente são:
DOCG - Denominazione di Origine Controllata e Garantita
DOC    - Denominazione di Origine Controllata
IGT      - Indicazione Geografica Tipica
VdT     - Vino de Tavola


Apesar dos Romanos haverem desenvolvidos leis e códigos para orientar a conviência entre os cidadãos e agentes economicos, as leis na Itália a muito tempo já não são muito rigorosas ... resultado: por motivos políticos algumas regiões DOC foram promovidas a DOCG.

Outra coisa, neste mercado o produtor é quem tem a autonomia final e definir a categoria que deseja se enquadrar, então muitas vezes preferem evitar o estatuto DOCG ou DOC - seja por não considerarem o estatuto relevante ou seja por não concordarem com as restrições de cepas ou tecnicas previstas nos estatutos em vigor. Resultado, você encontra grandes vinhos italianos categorizados como IGT ou mesmo Vdt e assim evitam a obrigatoriedade ou rigor da legislação DOCG ou DOC. Investigue e verá....


Ainda vou escrever muito mais sobre isso...aguarde!

Abs p/ eles e bjs p/ elas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...