terça-feira, 5 de abril de 2011

Principe di Federico DOC Tinto 2009 (Uva Primitivo di Manduria)

Sempre digo que existem momentos que são por prazer, e outros por necessidade. Hoje foi por necessidade! Necesidade de desacelerar, necessidade de 'ajudar' o sono, necessidade de desligar de tanta coisa no trabalho...

Este vinho faz parte de um lote de tres garrafas que comprei como 'experiência' apos visitar uma loja do supermercado Zona Sul na Gávea RJ antes de voltar a SP. Confesso que tinha uma certa expectativa neste rótulo por varios motivos, alguns: Italia, DOC, Uva diferente (Primitivo de Manduria) e apresentacao/rótulo/embalagem/garrafa.

Existe uma lenda de que os vinhos de garrafas que apresenta um fundo longo / profundo - o qual facilitaria ser servido pelo garçon - seriam vinhos melhores. Já tomei vinho nestas garrafas que me decepcionaram porém nunca tomei vinho nas outras garrafas que me surpreenderam. Verdade ou mito, ainda utilizo este criterio na seleção do que entra na minha adega.

Outras indicadores de qualidade que adoto são rolha e lacre. Quanto a rolha já escrevi aqui sobre o tema em algumas oportunidades e tenho que se não for de cortiça - longa - unica o vinho não será um 'top' ou mesmo terá aspiração de ser 'premiun'. Lacre só me lembro de dois tipos: plastico (comum) e metal/latao (premium). Mas vamos falar deste rotulo...

Como mencionei algumas caracteristicas me levaram a subir as expectativas de haver realizado um bom negócio mas na hora de abrir já comecei a mudar meu conceito. Lacre de plástico e ROLHA DE PLASTICO já me deixaram em alerta... e a avaliação foi:



COR: Escuro como ameixa e espumoso. No copo poucas pernas oleosas descendo pela taça.
OLFATO: Talvez a cor de ameixa tenha me sugestionado ameixa, algo de frutas seca e madeira (esta bem leve)
BOCA: Achei adistrigente e um pouco ácido. De pouco corpo trata-se de um vinho com pouca expressao e personalidade.

Nota: 6,0 (Talvez 5,5)

Coloquei uma lazanha de abobrinha, queijos e molho de tomate rustico para acompanhar e não acho que a gastronomia influenciou o resultado. A Chris deu nota 5,0 mas pelo preço 6,0 e justo, muito justo, justissimo!

Abs p/ eles e bjs p/ elas!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...