domingo, 5 de dezembro de 2010

COUSIÑO-MACUL & CAVA NEGRA - BRANCO 2009 (UVA CHARDINNAY)


"Tinto para eles, Branco para elas e Rosé para os porcos" estou certo que em algum momento já comentei esta segmentação - dos franceses - aqui no Blog. Mas isso é porque eles não tem um verão de 40C. Este final de semana tive a oportunidade de avaliar os dois vinhos brancos da foto acima e o mais legal é que são incrivelmente diferentes apesar de serem da mesma uva.

Conversando com o responsável pelo setor de vinhos, ele me explicou que o Argentino (Cava Negra) tem seu processo de fermentação-produção em toneis de aço inox e engarrafado em seguida, enquanto o Chileno (Cousiño-Macul) recebia uma passagem por carvalho antes de seguir para a garrafa.

Resultado: difereça impressionante! Tudo bem que existe uma diferença de R$10 ou US$ 5 a qual acredito  ser em grande parte em razão dos impostos (Argentina está no Mercosul e tem Tratado de Livre Comercio com o Brasil, enquanto o Chile não pertence ao Mercosul e não creio tenha carga diferenciada/reduzida para seus vinhos). Entretando aqui esta um exemplo de que por mais US5 se pode comprar um vinho de outro nível!

Como comprei ambos para cozinhar - e acabei tomando um pouco - não fiz a minha tradicional análise de Olfato-Visual-Paladar para colocar no Rank de Novembro-Dezembro, mas para aqueles que querem ver a notas, seguem:

Cousiño-Macul: 7,0 a 7,5
Cava Negra: 5,0

Abraços p/ eles e bjs p/ elas,

PS - Aviso aos seguidores, se o Fluminense for campeão hoje, esta semana teremos degustações mais que especiais. Incluindo um Chateauneuf du Pape e um Brunello di Montalcino!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...