sábado, 23 de abril de 2011

Ecos de Rulo Tinto 2007 (Uva Merlot) & Montes da Raposinha Tinto 20?? (Varietal)

Almoço de sexta-feira da paixão (Pascoa) de 2010 foi diferente, fomos para a casa dos amigos L.E.Viegas e Tatiana preparar um Bacalhau. Receita simples: Forrar o fundo da panela com cebolas em rodelas "desagrupadas", azeite, batatas em rodelas fervidas, azeite, postas de Bacalhau desalgado e congelado (já descongelado, ora pois!) selados no azeite, batatas, ovos cozidos, pimentoes amarelos - pois existe uma discriminação pelos verdes e vermelhos, supertição eu acho (rs) - cebolas novamente e tomate em rodelas e azeite - são camadas de azeite também - forno por aproximadamente 1 garrafa de vinho e está pronto!



Durante a enotrip no Chile me recomendaram apostar me no rótulo Ecos de Rulo Tinto 2007 (Uva Merlot), uma produção de uma vinicula 'botique' o qual realmente me surpreendeu. Um Merlot de cor intensa, de mirtilo, muito bom aroma de pimenta/especiarias e na boca uma estrutura que me impressionou para um vinho Merlot; esperava algo um pouco mais 'suave' o que me leva até a pensar que tenha algo de Cabernet Savignion e seja um varietal ou então resultado de um considerável tempo em carvalho. Nota 7,0 quase 7,5 ou 8,0. A performance foi prejudicada porque estava um dia bastante quente e o vinho infelizmente não estava na temperatura certa - definitivamente já passou do momento de que eu invista em uma adega climatizada de respeito.







O segundo vinho é realmente um achado! Legítimo preço-performance que este blog procura trazer aos amigos e leitores! Durante o almoço ficou evidente que o que mais prejudica o avanço dos vinhos portugueses no mundo é o departamento de marketing, rótulos como este, Quinta da Rapariga  ou  Cartuxa, (já escrevi sobre estes aqui no aqui no Blog) prejudicam o posicionamento. Mesmo um rótulo como Pera Manca (um excelente classíco portugues, diga-se) merece um nome mais aristocrático ou luxuoso, sem 'Sex Appeal' fica difícil...

Também de cor intensa e forte estrutura. Sem acidez e taninos controlados. Nota 7,5.

Abs p/ eles e bjs p/ elas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...