sábado, 25 de dezembro de 2010

Brunello di Montalcino - ¿Será que tem algo errado?

Nos anos 1980/1990 a bebida mais falsificada no mundo era o Whisky, cresci ouvindo histórias e lendas urbanas sobre falsificação e como encontra-las. Como nunca fui amante do whisky as dicas nunca foram usadas... mas o aprendizado ficou: onde tem demanda  aquecida, tem pirataria!

O Brunello di Montalcino talvez seja um caso emblemático de falsificação no mundo do vinho atualmente. Apesar do pretigioso selo DOCG - já explorado aqui no Blog - investigações na safra de 2003 (4 estrelas) apontaram que alguns produtores para aumentar o volume de produção estavam incluindo outras cepas (Merlot, Cabernet e Savignon) para aumentar sua produtividade.


Noticias de que a produção de 600 mil garrafas do produtor 'Castelo Banfi' foram apreendidas e outros 10 produtores estão em quarentena evidenciam o nível da desordem no setor.
Fonte: http://www.suite101.com/content/brunello-di-montalcino-scandal-a53006
Fonte: http://www.winespectator.com/webfeature/show/id/Brunello-Under-Fire_4075


Estou procurando algumas informações como: 'Classificação das Safra' (OK), 'Area Plantada' (Falta) e 'Produção Total' (Falta) e com isso analisar o tema de forma estruturada. Sei que a Área Plantada vem crescendo consideravelmente - apesar do alto custo de produção - mas quero avaliar se existe uma correlação de produtividade com 'Classificação das Safras'. Tenho a intuição que as melhores safras são também as de 'maior produtividade'...


Alguns dados já estão no meu radar...

AVALIAÇÃO QUALITATIVA DAS SAFRAS

FONTE: http://www.consorziobrunellodimontalcino.it/en/the-wines/vintage-quality-evaluation.html

Safra Insuficiente: (*) uma estrela
Safra Discreta (**) duas estrelas
Safra Valiosa (***) tres estrelas
Safra Otima (****) quatro estrelas
Safra Excepcionais (*****) cinco estrelas

Agora estou buscando "Produção' e 'Áreas Plantada' quem quiser indicar fontes agradeço desde já

Abs p/ eles e bjs p/ elas,
LE


MODELO PARA ANALISE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...