segunda-feira, 15 de novembro de 2010

VINHO DE GUARDA

Estou convencido de que primeiro deveria escrever sobre 'rotulos' para depois explorar o tema 'guarda'. Acontece que rótulo é um tema muito complexo e ainda nao estudei suficiente para me ariscar e a recente experiência do Chateauneuf du Pape em familia exige que urgentemente escreva sobre 'guarda'. 

Alguns amigos e familiares - alguns nao leitores deste blog - me comentaram que tem dificuldades em identificar se um vinho tem potencial de guarda. Outros comentam que algumas vezes se arrependem por abrir um vinho antes da hora. E claro, meu pai tem dificuldade em decidir qual o melhor momento de abrir determinado vinho...apesar de sua excelente experiencia no assunto.

Como solucionar estes dilemas? Simples, vinho de guarda é sinonimo de qualidade. Se nao resistir a 5 - 10 anos nao era vinho de guarda. Outra conviccao que tenho é de que unicamente atraves da leitura do rotulo é dificil identificar um vinho para guarda, principalmente se você não conhece nada do vinho. Entao as opcoes sao (a) perguntar ao sommelier da loja, ou (b) ariscar.

Minha dica, caso nao confie no sommelier da loja, é comprar várias garrafas e abrir com 3, 5, 10 anos. Assim se o vinho estiver bom aos 3 anos mas apresentar pouca evolucao aos 5 anos, entao sera hora de abrir todas as garrafas. Ou seja: festa!!! Abra sem pena e aproveite a companhia dos amigos porque se esperar 10 anos nas minhas experiencias, tudo indica que mais um tender de natal estara garantido!!!

Abs p/ eles e bjs p/ elas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...