sexta-feira, 25 de março de 2011

Chianti Ruffino Tinto 2008 (Uva Sangiovese)

Minha predileção por vinhos italianos esta mais nitida que nunca, mas é uma fase. Vai passar...
Para me preparar para o final de semana passei na galeria dos paes e comprei um queijos&frios e duas 1/2 garrafas para não ter desperdicio - acontece que a patroa queria abrir um vinho, mas para tomar só uma taca e me obrigar a tomar outras quatro, então preferi me aventurar nas 1/2 garrafas.  Na proxima eu me sacrifico e tomo as outras tacas...

- Vale registrar que ela tomou uma taca somente, e realmente eu tive que me sacrificar e terminar a garrafa! -


Comprei um Chianti Ruffino DOCG 2008, o legal que este vinho tem uma lenda curiosa.  Em meados do seculo XVII a disputa política envolvendo as cidades de Siena e Firenze quanto à extensão territorial de cada uma alcançaram também a denominação dos vinhos Chianti. A fim de resolver essa questão, foi proposta a realização de uma prova para a delimitação das fronteiras.

A prova seria uma corrida, onde um cavaleiro de cada cidade deveria sair em direção à outra assim que o galo cantasse na alvorada. A fronteira seria o ponto onde eles se encontrassem. Acertado isso, o povo de Siena elegeu um galo bonito, jovem, bem nutrido para cantar na alvorada enquanto que o povo de Firenze escolheu um galo negro, magro e mal alimentado. É claro que o galo de Firenze acordou mais cedo, pois tinha fome, e cantou antes do galo de Siena fazendo com o que o cavaleiro de Firenze tivesse boa vantagem. Essa vantagem fez com que os cavaleiros se encontrassem já bem perto de Siena e, como consequencia, a cidade de Firenze conquistou um território maior que a vizinha. Dizem que essa disputa também levou para Firenze a exclusividade do nome Chianti que é representada nas garrafas por um galo negro.

Curiosidade a parte, vamos a avaliacao do vinho

COR: De uma cor frambesa / bordeaux clara e translucida. Muitas pernas finas e longas no copo.
OLFATO: Nititamente um terroir de Italia, e o legal é que cada vez mais - acho - começo a 'reconhecer' isso. Agradavel ao nariz, com pouco 'alcool' e presenca marcante de frutas secas
BOCA: Leve e de facil aceitacao. Pouco acido, pouco adstrigente. Ideal para acompanhar uma salada de folhas com radichio, aspargos brancos, echalotes e ervilhas tortas frescas na vagem. Talvez uns pedaços de Camembert Fermier ou quem sabe um Carpaccio de Merlin seria otimás opções para compor esta entrada.
Nota: 7,0

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...