sábado, 12 de março de 2011

Clos de los Siete Tinto 2008 (Varietal - 48% Malbec)


O gráfico acima ilustra as possíveis posições que qualquer garrafa de vinho poderá proporcionar. A 'faixa 1' seria a de performance CONSISTENTE, onde Expectativa e Desempenho estão alinhados. Neste caso as situações possíveis seriam as seguintes: Você comprou um rótulo desconhecido muito barato - portanto as expectativas são baixas - e após abrir a garrafa você descobre que o sucão de uva aditivado é garantia de dor de cabeça no dia seguinte. Nesta situação você seria a figura (A). O outro extremo da faixa seria o seguinte, você comprou um rótulo reconhecidamente premiado e muito caro - portanto as expectativas são as mais altas possíveis - e após abrir a garrafa você comprova que os premios e reconhecimentos não são a toa. Nesta situação você seria a figura (B) onde a expectativa é muito alta mas o desempenho também é muito alto. Ou seja, não importa em que posição você se encontra na 'faixa 1' o fato é que não houve surpresas.

A proxima situação seria toda área acima da 'faixa 1' a qual podemos chamar de 'AGRADAVEL SURPRESA', onde a expectativa e sempre inferior ao desempenho, esta situação seria figura 2. Quem nunca comprou um rotulo desconhecido e barato e apos abrir a garrafa ficou impressionado com a 'excelente' compra e louco para voltar e comprar mais um par de garrafas? 

Por outro lado, toda área abaixo da 'faixa 1' podemos chamar de 'DECEPÇÃO' onde a expectativa e sempre superior ao desempenho, esta situação seria figura 3. Quem nunca comprou um rotulo desconhecido e caro e apos abrir a garrafa ficou desapondado e frustrado com a compra e querendo voltar na loja para devolver a garrafa?

Definidas as possiveis posições Expectativa-Desempenho, vamos avaliar nosso vinho do post, Clos de los 7.


Imagine a seguinte situação: Você ganha de presente um vinho 'boutique'  - com assinatura de Michel Rolland - e obviamente a expectativa foi aos céus! Entretanto, após abrir a garrafa o desepenho tras você de volta a terra. 

Eu imaginava que este seria um vinho tipicamente 'faixa 1 B', porém resultou em ser um figura 3. Honestamente não sei se foi uma venda 'mal intencionsada' do vendedor para a minha amiga, o mal acondicionamento da garrafa aqui no RJ - já falamos sobre estes temas aqui no Blog - ou se o vinho realmente é uma decepção. Vamos a sua avaliação.

COR: Escuro e turvo, sem brilho. Poucas pernas finas no copo.
OLFATO: não reconheci nada, algo de frutas vermelhas talvez.
BOCA: Adstrigente, pesado. Como diz uma amiga - Maura Engel - um MALBECÃO.

Eu sempre espero que um vinho varietal seja capaz de aproveitar o melhor de cada uva ,mas acho que  neste rótulo foi justamente o contrário.

Nota: 5,0

Vou investir em outra garrafa, deixar um par de anos na adega em SP para me certificar que o problema é do vinho e não do armazenamento.

Abs p/ eles e bjs p/ elas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...