domingo, 24 de julho de 2011

Frascati: San Marco, Botter, Fontana ou Don'Anna

Inaugurando um novo canal de comunicação recebi um SMS do amigo Guilherme / Smile com a seguinte pergunta: 'Qual vinho escolher: Frascati San Marco ou Frascati Botter?' Adiciono outros Frascati que conheco, o Fontana, e se não me engano tem outro chamado Don'Anna também.

Eu já escrevi aqui no Blog que isso é um questão de saber ler rótulo.

No caso se trata de um rótulo geográfico onde o fator mais importante é a localidade onde foi produzido e portanto o nome da região, área delimitada, vilarejo ou vinhedo se encontrará em destaque. Vinhos como Brunello di Montalcino ITALIA, Chateauneuf du Pape FRANÇA ou Rioja ESPANHA são bons exemplos. 

Respondendo a sua pergunta, nesse caso o Frascati em destaque se refere a uma comuna italiana da região do Lácio / Roma. Ou seja Guilherme, a diferença esta no produtor (San Marco ou Botter), acho que já tomei ambos e outros mais como mencionei acima mas nenhum me marcou ao ponto de lembrar. Teve um que tomei do restaurante Don Camilo mas infelizmente não me recordo...de todas as formas recomendo o local!

Abs p/ eles e bjs p/ elas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...