domingo, 10 de julho de 2011

Qual sua UVA de Preferencia? Pesquisa do Blog (26 Fev a 26 Jun 2011)

Oi pessoal, depois de 120 dias de pesquisa vamos aos resultados. A primeira descoberta interessante é que apesar de não existir 'limite de votos' - ou seja, em cada voto se poderia votar em mais de um tipo de uva - os vinhos BRANCOS com suas oito alternativas receberam 12 votos enquanto os TINTOS com doze alternativas receberam 34 votos. Seria já uma evidência que existe uma preferencia por Tintos entre os leitores e visitantes do Blog?

Analisando os BRANCOS é nítida a preferencia por Chardonnay (07 votos / 58% entre os brancos), porém o interessante foi descobrir que o segundo lugar ficou com Mersault (03 votos / 25%), isto porque eu particularmente só conheci esta uva quando comecei este Blog e seus rótulos costumam ficar foram do objetivo do Blog: US$30. Outra surpresa foi o voto na Semillon.

Analisando os TINTOS a surpresa esta na uva Tannat não ter recebido um unico voto, a uva Gramacha não foi surpresa por ser relativamente desconhecida, porém o resultado da Tannat (Urugauy) me intrigou. Vamos ver se conseguimos corrigir isso com uma enotrip.

Ainda nos tintos a preferencia por Sangiovese (07 votos / 21% entre os tintos) foi uma surpresa porque devido a proximidade com a produção de Malbec (Argentina) e Carménère (Chile) eu imaginava que estas seriam as preferencias, afinal quanto mais acesso se tem a um tipo de uva, maior costuma ser sua preferencia (considerando que facil acesso significa também menores custos ... )

No demais houve um equilibrio entre Barbera, Cabernet Sauvignon, Carmérnère, Malbec, Merlot, Nebiolo e Syrah. Exceto Barbera e Nebiolo todas as demais são facilmente encontradas aqui no Brasil - sobretudo no eixo Rio-Sao Paulo. Os votos de Tempranillo e Pinot Noir indicam que são conhecidas dos leitores e visitantoes mas ainda não tomaram as mesas.

Terminamos com o gráfico da pesquisa resumindo os votos.

Pesquisa do Blog entre Fev e Jun 2011 - Preferencia das UVAS

Abs p/ eles e bjs p/ elas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...