sábado, 23 de abril de 2011

Day #04 - San Telmo - 'Dame dos'

Talvez este tenha sido o principal motivo da viagem: Feira de Antiguidades de San Telmo - só acontece aos domingos, então programe-se. A feira realizada na praça e as casas de antiguidades ao seu redor apresentam peças que representam todo o explendor portenho.

A economia Argentina - sobretudo durante os anos 90 com o Austral e sua equivalencia a USD $1 = AUS $1 - forjou algumas expressões, conta-se que na Europa se fazia referencias a milionarios e elite com um 'rico como argentino' enquanto nas terras brasileiras eram conhecidos como 'dame dos' (Me dê dois). Não importa o que seja, apos ouvir o preços sempre se ouvia um 'dame dos'. Os tempos mudaram e ficou a alma de aristocracia falida anteriormente mencionada, agora com a cotação do Dollar USD a AR$ 4,10 e o real de R$ 1,57 é a vez dos brasileiros dizerem 'dame dos'.










Terminamos San Telmo e fomos almoçar em Puerto Madero no El Potrillo - ex La Caballeriza. Definitvamente o corte argentino 'Ojo de Bife' é a melhor carne e o acompanhamento de papas e pimentones é insuperavel! Durante esta visita descobri alguns segredos da 'parrilla' argentina, (1) no Brasil se usa carvão na Argentina se usa lenha, (2) no Brasil se usam espetos - que fura a carne e se perde o sabor/caldo, na Argentina se fazem bifes altos na parrilla (grelha), (3) no Brasil  se coloca sal grosso demais - novamente se perde o suco/sabor da carne, na Argentina apenas um pouco e (4) as formas de se cortar as carnes não se comparam, a deles me parece melhor!





Fizemos um autentico almoço portennho e para acompanhar pedimos um Malbec Luigi Bosca 2007. Estava muito bom! Nota 7,5 quase 8,0

Abs p/ eles e bjs p/ elas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...