quarta-feira, 25 de maio de 2011

Vinhos da Tcheco e Eslovaquia - Rulandské šedé

Hoje fui investigar a dica 'Rulandské šedé' que a leitora Ligia Zontini me deixou no Facebook. Acho que vai ser um grande desafio encontrar disponível no Brasil, porém o que descobri é que Rulandské šedé se trata de uma cepa mutação da Pinot Noir que ocorreu a seculos atras. 

Suas uvas variam de um rosa acastanhado ao preto ou se apresentarem na versão branca. Portanto, os vinhos produzidos com esta uva também variam em cor - de amarelo dourado ao cobre e até mesmo uma leve sombra de rosa. 

Na boca também apresenta-se com características diferentes, dependendo do tipo de solo cultivado, os solos argilosos transmitem frequentemente uma versão rica em açúcar. É uma das poucas castas brancas que podem ser cultivadas em solos arenosos e de cascalho fornecendo vinhos redondos mas complexos. O foco - como se espera de vinhos com alto grau de açucares - é a produção de vinhos tipo 'colheita tardia' mas apresentam uma variação de suché (seco) ou polosuché (semi-seco).

Entre os mais famosos rótulos produzidos a partir de Rulandské Sede está o Radošinský Klevner que figura entre os rótulos servidos no casamento da Rainha Elizabeth II in1947...e com isso o vinho sai de nossa faixa de US$ 30 e entra na lista de presente de aniversário, Natal, Amigo Oculto.

Quanto tiver a oportunidade de ir a Europa vou ver se encontro uma garrafa a desta uva a preço acessival.




Abs p/ eles e bjs p/ elas,



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...